“Sob a Cruz aprende-se a amar” São Padre Pio

A cruz é uma experiência que se apresenta sempre a nós. Ela é um meio de santificação fundamental a nós. Ninguém vive sem ela. Conta uma história que certa vez, um homem reclamava muito que sua cruz era mais pesada que a dos outros. Insistentemente ele, ao rezar, se queixava com Deus de sua cruz. Um dia, Deus resolveu dar-lhe um ensinamento: Levou-o a um salão grande, cheio de cruzes, de todos os tipos e tamanhos. Deus lhe disse: “escolhe a que quiseres”. O rapaz olhou, observou bem, experimentos várias delas e nenhuma delas o agradou. Ao passo que ele olha para  o lado e vê uma cruz já velhinha, meio abandonada num canto separado da sala: Vai até ela, olha, experimenta e percebe que ela se encaixa perfeitamente em seus ombros. Sem hesitar, ele diz pra Deus: “Quero esta!”. Deus então lhe diz: “Mas, filho esta era a sua antiga cruz”.

Amados e amadas de Deus, por mais que nossa cruz pareça grande demais, pesada demais, maior que a dos outros, não devemos buscar outras. Ela é do tamanho certo do que necessita nossa alma para se santificar. Acolha as dificuldades deste dia como sacrifício pela sua santificação bem como a de todo o mundo. Problemas e dores são assim: Se podemos evitá-los, devemos fazer tudo para tal; se não podemos, então o enfrentamos, vencemos e mostramos o tamanho de nosso Deus a eles. A cruz é o caminho certo e seguro que possibilita a ressurreição.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba