• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Padroeiro

São José

Patrono universal da Igreja, dos pais , dos carpinteiros e da justiça social, São José é um dos santos mais conhecidos do Cristianismo. Ultimo dos patriarcas, pai “adotivo” de Jesus Cristo, marido de Maria. José foi carpinteiro e viveu em Nazaré. Ele não era rico, tanto que quando ele levou Jesus ao Templo para ser circuncidado, e Maria para ser purificada, ele ofereceu o sacrifício de um para de rolas, permitido apenas queles que não tinham condições de comprar um cordeiro. Apesar de seu humilde trabalho e suas condições, José veio de uma linhagem real. O anjo que primeiro conta a José sobre Jesus o saúda como “filho de Davi”.
Sua fé em Deus é comprovada em três episódios: primeiro quando recebeu, em sonho, o aviso de que Maria esperava um filho, o Messias, o Filho do Altíssimo, que se chamaria Jesus. Em outra ocasião, quando um anjo lhe avisou sobre as intenções de Herodes, que pretendia matar o menino Jesus. Por último é avisado da morte de Herodes e volta para a terra natal.
José não aparece na vida pública de Jesus, por isso acredita-se que havia morrido antes que Jesus iniciasse seu sacerdócio, com idade aproximada de 60 anos.

Curta nossa página no Facebook: