• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Pároco e Colaboradores

Pe. Mauro Jose Ramos, nosso padre poeta Antes de apresentá-lo, com seus dons e talentos, podemos dizer que é filho de Onda Verde-SP, vocação descoberta por Pe. Nino Carta. Estudou no Seminário da Diocese de Santos e se fez sacerdote para o povo do Litoral Norte. Assessor da Dimensão Catequética e foi Reitor no Seminário Maior Beato José de Anchieta.
Hoje, assume a função de pároco e com estas palavras, dirigiu-se a comunidade presente na Missa em que foi apresentado oficialmente pelo Exmo. Bispo Dom Altieri.

Discurso de posse do Pe. Mauro Jose Ramos

Queridos Paroquianos da Paróquia São João Batista. A todos vocês Paz e Bênção!
Estamos num tempo de pura novidade! Já é 2011, é ano novo! E hoje celebramos a Solenidade do Batismo do Senhor. E o batismo sempre nos propõe Vida Nova! É tempo de recomeçar. Aproveitemos!
Estamos num tempo em que o governo brasileiro pela primeira vez foi colocado sob os cuidados de uma mulher e para nós Igreja isso não nos deve surpreender, pois foi colocado nas mãos de uma Mulher chamada Maria, todo o Projeto de Salvação.
A Igreja também é Mulher. Ela é a Esposa de Cristo. A Igreja é aquela com a qual cada um de nós consagrados também nos casamos. A ela devemos a nossa fidelidade. É a ela que prometemos obediência. E não será diferente nesta comunidade paroquial, onde nestes poucos dias tenho percebido o protagonismo delas. Das mulheres. Peço licença os meus irmãos homens, mas aqui nesta paróquia:
• A coordenação de Pastoral e sacristia esta com ela: Mariângela.
• A secretaria do CPP está com a Cristina.
• Nossa secretaria paroquial esta sob os olhares de Viviane.
• A casa paroquial está sob a orientação da Silvia.
• A tesouraria está na responsabilidade da Arlene.
• Na pastoral da criança temos ela a Rita Cristina.
• Na Capela N.Sra. das Graças a coordenadora é a Jussara.
• Na Capela N.Sra. Aparecida todo mundo sempre conta com o apoio da Dona Olívia.
• A pastoral da acolhida fica por conta da Tereza.
• Os acólitos são organizados e formados pela Isabel.
• O batismo é sempre preparado pela Florinda.
• O dízimo é animado pela Vanilda.
• O clube de mães e o AMA é da responsabilidade da Maria Aparecida.
• A Pastoral da Saúde fica a cargo da Dona Tereza Moisés.
• O apostolado da oração é motivado pela coordenação da Dona Aurea.
• As capelinhas da Mãe Rainha é por conta da Maria Salete.
• A Renovação Carismática é coordenada pela Iolanda.
Ressalto hoje o nome dessas Mulheres e de muitas outras que colaboram nesta paróquia dentro do silêncio mariano, porque hoje estou sendo apresentado como responsável pelo sustento da fé de cada um de vocês, homens e mulheres. E não quero administrar está paróquia em meu nome, mas quero orientar este povo em nome dela, a Diocese de Caraguatatuba.
A Igreja não é só esposa, ela também é Mãe e no coração da Mãe cabem todos os filhos e filhas. Por isso quero dizer a vocês que nesta paróquia de São João Batista, todos os filhos e todas as filhas serão sempre muito bem vindos. Reforço o convite, meus irmãos paroquianos esta é a vossa casa e o dono dela se chama Jesus Cristo. Pode entrar, puxar a cadeira e sentar, fique a vontade.
E é em nome dela, da Igreja Católica Apostólica Romana que quero neste momento, animado pelo Espírito Santo, nosso padroeiro diocesano, oferecer uma prece especial a Deus, na pessoa do seu filho Jesus Cristo.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, por intercessão do glorioso São João Batista e de Nossa Mãe Santíssima a Senhora das Graças, humildemente lhe peço para que meu pastoreio nesta comunidade paroquial mereça:
O testemunho de oração que foi o Padre João Antunes de Moura, primeiro pároco desta paróquia.
Que eu tenha a simplicidade e o humor do Padre Porfilho de Deus Filho, segundo pároco.
Que eu possua a Coragem e o Empreendorismo de reformar e reconstruir do Padre Marcos Vinicius Rosa.
Que eu mereça os dons carismáticos de cura e de libertação do Padre Edmilson Cunha.
Que o Senhor me conceda os talentos para a musica do Padre Túlio Cintra de Oliveira.
Que eu possa ter o dinamismo pastoral do Padre André de Paiva Oliveira.
Que o Senhor me agracie com os conhecimentos e com a espiritualidade do Padre Marcelo do Sagrado Lado.
Que eu possa ter a fidelidade e carinho por este povo que sempre teve o nosso querido Diácono Syro Apparecido Pinto.
Que eu tenha a firmeza nas palavras do Padre Aguinaldo Moreira da Silva, que neste ultimo mês foi para esta paróquia o próprio João Batista. Quero agradece-lo de coração, por ter sido o precursor e ter neste tempo preparado os caminhos do Senhor.(uma possível lembrança)
E por fim Senhor, quero pedir a graça de poder me inebriar com o entusiasmo e a força de vontade de cada um de vocês paroquianos, parcela bonita do povo de Deus, a mim confiada, hoje, no governo das coisas do Reino dos Céus.
Peço-lhes meu Senhor, que cada pessoa desta paróquia também possa acolher os meus dons e os meus carismas e que eles tenham paciência e misericórdia dos meus defeitos e limitações.
Tudo isso vos peço, para que aqui, eu seja um Digno Ministro deste Altar e um Santo Pastor para este povo de Deus, por muito e muito tempo. Amém!

Padre Mauro José Ramos
Pároco da Paróquia São João Batista.

 

Padre Manoel Leite da Silva

Pe. Manoel

 

 

 

 

Engajou-se em trabalhos pastorais desde 04 de Julho de 1974 em São Paulo, onde com duas religiosas e a pedido de D. Angélico Sândalo Bernardino, fundou a comunidade Nossa Sra Aparecida no Jardim Sta Helena em São Miguel Paulista. Ali, por razões pastorais, teve a oportunidade de exercer os ministérios do Matrimônio, da Palavra e do Batismo, concedidos por D. Angélico, bispo daquela região episcopal. Frequentou durante esse tempo o curso de Teologia para leigos naquela porção de Igreja. Ficando viúvo, Diác. Manoel veio para o litoral em 2007 e, desde então, tem colaborado com os párocos que passaram por nossa paróquia. Participou nesses últimos dois anos dos cursos de formação teológico-catequética no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo. Tendo feito o pedido para receber os ministérios de leitor e acólito, em vista dos futuros ministérios ordenados, teve seu pedido aceito pelo colégio de consultores e a aprovação de nosso bispo diocesano que lhe conferiu os referidos ministérios no dia 15 de Maio de 2011, domingo do Bom Pastor e domingo de oração pelas vocações. Dia 9 de Setembro de 2011, é ordenado diácono transitório por imposição de mãos de nosso bispo D. Antonio Carlos Altieri, sdb.

No dia 1º de maio de 2012, juntamente com o aniversário de 13 anos da Diocese, Diácono Manoel é ordenado padre.