Histórico

Igreja foi totalmente demolida para dar lugar a nova matriz

Histórico

A paróquia São João Batista compreende os bairros Poiares ( Jd. Samambaia, Jd. Maristela, Jd. Progresso, Jd. Santa Barbara), Tinga, (Itauna, tingão) Jd. das Gaivotas e Fazenda Serramar. A Paróquia São João Batista teve seu início a partir das missões Redentoristas, por volta do ano 1980. As missas mensais eram celebradas na EEPG Dr. Eduardo Corrêa da Costa Jr. pelo Pe. André. Recatado, sério e batalhador incansável, o Pe. André, lutou para a construção da capela e acompanhou os trabalhos até a sua cobertura no ano de 1983. Em 1983 Pe. Elcio substituiu o Pe. André. E com a sua animação, juventude, alegria e entusiasmo pela música conquistou a comunidade e assessorou os trabalhos de acabamento da capela no início de 1985. Pe. Reis e Pe. Jacob que nos motivaram com suas presenças e doação. Com a chegada do 1º Pároco Pe. João Antunes de Moura, abril de 1985, o piso e o forro da igreja foram colocados e assim a Igreja foi inaugurada no dia 30/03/1986 por Dom José Castanho de Almeida (naquele tempo era vigário Episcopal de Santos). Assim Pe. João passa a ser nosso primeiro Pároco, juntamente com nosso atual diácono Syro. Por problemas de saúde, o Pe. João Antunes precisou afastar-se da paróquia assumindo então como novo pároco Pe. Porfírio de Deus Filho, em 06 de Março de 1990. Visto que seu periodo foi marcado por reformas e muita dedicação. O Pe. Porfírio, também por motivo de saúde precisou afastar-se da paróquia para tratamento. Assumindo, assim nosso atual pároco o Pe. Marcos Vinicius Rosa, no dia 03 de fevereiro de 2001. Temos três capelas construídas, Nossa Senhora Aparecida, situada no bairro do Tinga , Nossa Senhora das Graças situada no bairro Jd. Gaivotas e Santa Rita de Cássia situada na Fazenda Serramar. Atualmente a igreja São João Batista está passando por uma ampliação, estamos fazendo uma nova Igreja. Tudo isto está sendo feito graças ao esforço de toda a comunidade nas festividades do padroeiro e de doação de pessoas da própria comunidade que abraçaram com afinco esta causa. No incício do ano de 2007, Pe. Marcos V Rosa deixou a paróquia para assumir na paróquia Santo Antonio, centro de Caraguatatuba. Em seu lugar, veio o Pe. Edimilson Cunha que fez uma experiência paroquial de um ano, retornando após este período para a Comunidade Canção Nova. Em janeiro de 2008, toma posse o novo pároco Pe. Tulio Cintra de Oliveira. Um ano depois, a paróquia é assumida pela Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, tomando posso o Pe Andre de Paiva Oliveira,PF. Após um ano, toma posse definitivamente, o Pe. Marcelo do Sagrado Lado, PF e junto com ele, o Pe. Agnaldo de Jesus e Maria, PF, Pe. Daniel de Santo Inácio, PF e o Irmão Jone Martins Pinto.No mês de janeiro de 2011, toma posse Pe. Mauro Jose Ramos, diocesano.

Padre que fizeram parte da história de nossa paróquia Pe. João Antunes de Moura Pe. Porfírio de Deus Filho Pe. Marcos Vinícius Rosa Pe. Edimilson Lopes da Cunha Pe. Túlio Cintra de Oliveira Pe. André de Paiva Oliveira,PF Pe. Marcelo do Sagrado Lado,PF