HISTÓRICO  CAPELA SANTA ROSA DE LIMA

As atividades da comunidade teve inicio no ano de 1990 com um convite a um jovem chamado Eduardo pela Irmã religiosa Paula Francisnete, que auxiliava os frades na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Assim na escola “Fazenda Jaraguá” atual E.M.Prof Maria Alice Rangel, acontecia encontros de catequese e jovens onde pelo entusiasmo deles nascia a comunidade. Os jovens eram Eduardo, Odair, Aldo e mais a frente juntou-se a eles Marcos (“Antônio Marcos” Marquinhos) atual ministro na capela que animava com seu violão cantos. A missa era celebrada uma vez por mês, assim também como o “culto” Celebração da Palavra celebrado pela Irmã Paula Francisnete, depois suas sucessoras Irmã Mercedes e Cristina. Também a estes jovens juntaram-se algumas mulheres que participava das atividades nas comunidades vizinhas, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora da Glória hoje Paróquia N. Sr. da Glória, com terços, novenas e procissões atividades que faziam-se estender até nossa comunidade, e mais a frente tornaram-se administradoras da capela.

No ano de 1991, Frei José Aussems que tinha muitos amigos benfeitores, recebeu uma ajuda para compra do terreno, e um dos benfeitores  era uma mulher que durante sua vida ajuntou um dinheiro, não casou, tornou-se professora, e quando fez a doação pediu que a capela tivesse o nome da santa de sua devoção “ SANTA ROSA DE LIMA. No ano de 1992 já celebrava missa no local uma vez por mês, e neste mesmo ano Frei Aussems foi transferido mas a ajuda continuou até o ano de 1994. E durante este ano na administração de Frei Luiz Fernando Mendonça foi formado o primeiro conselho administrativo sendo eles: Walter Santana Leite, Regina Leite Santana, Antônio Marcos da Silva Martins, Iraci de Fatima Romeiro Giudice e Maria Aparecida Martins, este  conselho foi apresentado durante a missa do dia 01 de maio de 1994. Em 01/08/2015 a Comunidade Santa Rosa de Lima é elevada, a Pró-Paróquia, desmembrando-se da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. A partir desta data tornamos Pró Paróquia Santa Rosa de Lima Administrada pelo Pároco Pe. Marcos Vinicius Rosa, pertence a ela as comunidades, Senhor Bom Jesus – Enseada, Sagrada Família – Canto do Mar, Santa Terezinha do Menino Jesus – “Jaraguá do alto”(parque savero). A festa tomou uma proporção grande a 6 anos atrás, até então acontecia na lateral da capela. Já foi realizada no campo e praça, no Centro Comunitário, fechando as ruas ao redor, neste ano realizaremos  no campo e se Deus quiser ano próximo realizaremos no terreno em frente a Matriz Santa Rosa de Lima.