• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

De Praia em Praia

Veja outras edições acessando:http://issuu.com/depraiaempraia
Edição de setembro e outubro de 2011

A comunicação é dinâmica e exige de nós sempre novas iniciativas, sempre com a firme intenção de cumprir com os objetivos a que nos propomos, e neste caso, de evangelizar. Durante 14 anos nosso boletim informativo, embora nos últimos anos tenha sido por nós carinhosamente se intitulado revista, tem sido o meio oficial de comunicarmos nossas atividades, eventos e iniciativas. Depois dele ainda podemos hoje contar com nosso site e todas as ferramentas e Redes Sociais que nos conectam com o mundo.

Nesta nova etapa, queremos experimentar um passo novo, de poder oferecer um pouco mais que apenas notícias, embora isso seja para nós motivo de alegria porque mostra uma diocese viva, eclesial e pastoralmente ativa. No compromisso de batizados, queremos ser missionários e evangelizadores sempre em todos os lugares levando a “Boa Nova” na “Palavra do nosso bispo” Dom Altieri, na “Voz do Pastor” Papa Bento XVI , nos textos de formação e até nas páginas de entretenimento. Sermos Igreja que gera unidade e participação, que “mostra seu rosto” de nossas Paróquias e muitas outras informações.

Contamos com sua sugestão, sua opinião, pois queremos sempre oferecer o melhor, afinal é para Deus que trabalhamos.

A todos uma boa leitura.

Edição de agosto de 2011

Chegamos ao mês de agosto quando a Igreja reforça seu pedido de trabalhar pelas vocações comprometendo-nos seja ela como consagrados; leigos comprometidos com o serviço a Igreja; como profissionais responsáveis que colocam a serviço não apenas do seu projeto pessoal, mas consegue aplicar seus conhecimentos em benefício de nobres causas; vocação para a vida e em sua defesa, e por aí vai. Mas, penso que há uma vocação que todos nós deveríamos nos esforçar mais e a cada dia, que é a vocação para o perdão. Vocação difícil, mas necessária para todos aqueles que desejam e buscam a santidade. Vocação para a compreensão sobre a falha humana. Penso que no espaço onde atuamos, seja no nosso trabalho em casa ou na comunidade, este exercício deveria ser constante e crescente. Deveria sair das homilias, dos grupos de oração, dos cursos de formação, dos livros, direto para o nosso coração e dele para com o outro. Uma vocação a ser exercida de fato, e com amor. Nesta edição, nosso assunto principal são as Vocações. De modo especial, vamos falar da vocação religiosa e familiar. Destaque para nossos encontros diocesanos e paroquiais com as festas patronais e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude que terá uma representação diocesana. Isso e muito mais, “De Praia em Praia”, sempre “Na Sintonia do amor” de Deus, conectados pelas Redes Sociais e através do nosso novo site.

Edição bimestral de Junho e Julho de 2011

Nossas agendas nem bem foram abertas e já chegamos ao meio do ano.

Já passamos pela temporada de verão, pela Quaresma e Páscoa do Senhor, já celebramos nosso 12ú aniversário, ordenamos mais um diácono, reunimos o povo em algumas de nossas festas patronais paroquiais e também na festa do Divino, padroeiro desta Diocese. No meio desses eventos, quantos outros já não foram realizados… mas, ainda temos muito mais a fazer não apenas para cumprir com uma agenda elaborada por nós, mas muito mais a fazer por nossos irmãos, especialmente aqueles que ainda não conhecem a Deus.

Nossa edição deste mês traz diversas e boas noticias como a sempre aguardada “Palavra do Pastor”, a nova coordenação das Oficinas de Oração e Vida, a reunião do Conselho diocesano de Pastoral e muitas outras ações diocesanas e paroquiais. No trabalho de animação missionária, uma mensagem especial. E no resgate da história e compromisso de ser Igreja em todos os lugares, a Carreata de São Cristóvão que é retomada. Ainda com este olhar de nos fazermos discípulos missionários nos diversos espaços, um pouco das comemorações do 45ú Mundial da Comunicações Sociais e seu desdobramento incluindo a entrega do Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação.

Tanta “boa notícia” que precisaríamos do dobro de páginas para registrá-las. Mas, quem sabe um dia, nossa revista não multiplica suas páginas!

Edição de Maio de 2011

O mês de maio começou em festa para nossa Diocese. Ao comemorarmos 12 anos de sua criação, a Missa de Ação de Graças foi celebrada na Catedral, mas em todas as paróquias a data foi marcada com a exibição de uma mensagem do bispo diocesano a todos os fiéis.

Ainda no começo do mês, comemoramos o Dia das Mães e, em tempo, não poderíamos deixar de dedicar a elas, uma mensagem de carinho e amor.

A 49ê Assembléia Geral dos Bispos do Brasil marca um novo recomeço, com novo presidente eleito, Dom Raimundo Damasceno Assim, novos bispos presidentes das Comissões Episcopais, e duas conquistas, a criação de duas novas Comissões. Uma para a Comunicação Social e outra, para Juventude, defendida com muito ardor pelo nosso bispo Dom Altieri, já no início da Assembléia Geral.

Uma retomada de idéias e a apresentação das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, que deve nortear a conclusão do nosso Plano diocesano de Pastoral, conforme anunciado.

Formação da Equipe de Animação Missionária diocesana, Festas Marianas nas Paróquias e diversas ações diocesanas contemplam essa nossa edição de maio que começa com a “Palavra do Pastor”, trás ainda um texto formativo sobre a importância de sermos missionários e apresenta a primeira ação social que deve ser assumida pela Diocese de Caraguatatuba, fortalecendo o compromisso e concretizando um desejo de ter uma Obra Social.

Edição de Abril de 2011

Este mês nos reserva um tempo especial. O tempo da Quaresma e as celebrações da Semana Santa são momentos oportunos de revisão de vida, de atitudes, de retomada.

Tempo de reconhecer os pecados, pedir perdão e acima de tudo perdoar. Tempo de rever conceitos e valores, tempo de ser luz para os irmãos, especialmente para os que sofrem.

Este é sem dúvida um tempo de buscar a graça de Deus, de exercitar nossa solidariedade,nossa capacidade de aceitar o outro e ajudá-lo a ser melhor sem nos esquecer de que também nós, precisamos ser melhores em nosso ambiente de trabalho, na nossa comunidade, na escola, na família.

Esta edição nos trás informações de nossa Diocese e paróquias; notícias de algumas de nossas pastorais e movimentos, das atividades e eventos participados pelo nosso bispo diocesano Dom Altieri e de modo especial, a programação da Semana Santa de algumas de nossas comunidades, lembrando que em todas elas há uma programação que pode ser consultada através da secretaria paroquial.

Vem aí a 20ê Festa do Divino, sorteio da nossa Ação Solidária, e muito mais.

Edição de Março de 2011

Passados os primeiros dias de março, a Igreja nos convida para um tempo forte de reflexão. Em sua mensagem para a Quaresma, o Papa Bento XVI cita a importância do Batismo na vida do cristão e a Quaresma: Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva, diz o Santo Padre, num dos trechos da mensagem. Ele ressalta a relevância do Batismo como sendo uma atual fonte de conversão. No texto, o papa afirma ainda a importância da Palavra de Deus como direção para viver com o devido empenho este tempo litúrgico precioso.

Tempo de refletir nossas atitudes e de rever posturas como o que nos propõe a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e a Vida no Planeta. Neste mês temos a alegria de dedicar um pequeno espaço aos nossos catequizandos. Um espaço que sob a assessoria da Pastoral Catequética quer interagir com nossas crianças e adolescentes.

Ainda nesta edição, nossa agenda pastoral diocesana, informações sobre nossas paróquias e as diversas atividades realizadas e em andamento em nossas paróquias, como a Festa da paróquia São José, a Celebração das promessas do Bastismo realizada pela Paróquia São João Batista, as atividades dos nossos seminaristas e a realização do I Simpósio Regional Cultural e Religioso do Divino Espírito Santo a ser realizado pela Catedral, Fundação Cultural de Caraguatatuba e Abaçaí Cultura e Arte, entre outros.

A todos desejamos uma Santa Quaresma e uma boa leitura.

Edição de Fevereiro de 2011

Ano novo e a nossa Diocese também começa com novidades. Temos novos párocos e um novo ecônomo. Temos espaços celebrativos e administrativos sendo construídos e reformados e neste contexto, para um novo ano que se inicia a expectativa de muitas coisas boas acontecendo em 2011.

Um ano que começa sempre com a festa de São Sebastião e de Nossa Senhora d`Ajuda e que mais uma vez, começa com a graça de uma ordenação diaconal quando a Igreja acolhe para este serviço ministerial o Seminarista Claudio Rodrigues.

Um tempo de férias que não se resume em dias quentes e passeio nas belas praias do nosso Litoral norte, mas no serviço a Deus e aos irmãos com a realização da Semana Missionária diocesana assumida pelos seminaristas de nossa Diocese.

Assim nossa Diocese começa o ano de 2011, recordando a prioridade pastoral assumida, preparando os encontros de formação, de capacitação e de espiritualidade, sem os quais nada tem sentido quando se fala de servir a Igreja.

Nesta sintonia e sinergia, reforçando o convite do nosso bispo Dom Altieri, a Diocese reuniu jornalistas e comunicadores do Litoral Norte; prepara a Campanha da Fraternidade 2011 que vem tratar do que é mais próximo da nossa realidade, o Meio Ambiente; realiza a Ação Solidária a fim de fortalecer investimento nas áreas de formação pastoral; e tantas outras iniciativas que fazem desta Igreja Particular uma só família que se alegra e se solidariza com os irmãos que sofrem, estejam onde estiveram.

Edição bimestral deDezembro de 2010 e Janeiro de 2011

Que bom poder participar da história de nossa Diocese, informando, formando e acreditando, a cada ano, neste nosso meio de comunicação. A revista De Praia em Praia, boletim oficial desta Igreja particular, vai assumindo seu compromisso de evangelizar e chegar a milhares de lares, todos os meses, contando com o apoio das paróquias e de colaboradores que acreditam nessa missão. No final de ano, de modo muito especial, dobramos nossa tiragem para que também os nossos visitantes, turistas e veranistas tenham a oportunidade de conhecer nossas paróquias, participar de nossa programação litúrgica e social.

Somos uma família de 16 paróquias e 93 pequenas comunidades espalhadas pelo Litoral Norte. Somos a Igreja de Jesus Cristo que tendo sua frente o bom pastor, Dom Antonio Carlos Altieri,sdb como bispo diocesano, caminha serviço da Missão Continental, do encontro com todas as pessoas, na Palavra de Deus, na Eucaristia, na solidariedade, na acolhida.

Que a estrela do Natal brilhe no alto de cada lar. Que o menino Jesus nasça em cada coração. Que 2011 seja um ano de muita paz, harmonia, saúde e perseverança. Que nossas orações se unam contra a violência e a favor da vida em todas as suas dimensões.

Aos nossos visitantes, nosso desejo de uma boa estada entre nós. Que seja também momento de convivência familiar, de descanso e de desfrutar as belezas que Deus nos colocou disposição, sempre com muito respeito a este patrimônio divino.

Aos nossos colaboradores e todo povo de Deus, apresentamos nesta edição uma breve retrospectiva do ano (seria preciso muitas e muitas páginas, por tudo que conquistamos), nossa avaliação e meta pastoral para 2011, a mensagem do nosso bispo diocesano, informações sobre nossas paróquias e para começar, uma crônica do padre poeta, em homenagem a todos e todas que neste Natal, terão lugar especial, ao lado de Jesus.