• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Relíquia de 1º grau de Santa Terezinha

reliquia

Venham ver a relíquia de 1º grau de Santa Terezinha (cabelos). Uma relíquia é parte do corpo de um santo ou objetos que estiveram ou foram usados por estes, aos quais nós católicos, prestamos veneração ou reverência.

A Igreja estabeleceu três classificações de relíquias: 1º Grau: parte do corpo (tais como ossos, unhas, cabelo, sangue etc.); 2º Grau: objetos de uso pessoal do santo (tais como roupas, cajados, crucifixos etc.); 3º Grau: objetos que apenas eventualmente tocaram o corpo do santo (lenços, pedaços de pano etc.).
O respeito pelas relíquias é uma devoção com raízes bíblicas. Por exemplo, Moises, ao sair do Egito “… levou consigo os ossos de José…” Os ossos se levaram solenemente em procissão. (Ex 13, 19). Também no Novo Testamento comprovamos como uma mulher expressa sua Fe e obtém a cura tocando na túnica de Jesus. Podemos ler em Mt. 9,20-22. Importante é nos aproximarmos dos santos para inspirar-nos em suas vidas e imitá-los com o desejo de viver também em santidade e chegar ao céu.

reliquia1