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Regulamento Premio Francisco de Sales e Dom Bosco 2012

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Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação 2012
1. Objetivo
A Diocese de Caraguatatuba apresenta a 5ª edição dos Prêmios Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação, mantendo o objetivo de  aproximar os profissionais de imprensa, especialmente os jornalistas, fotógrafos, reporteres e produtores de audio/locutores,  do tema da Campanha da Fraternidade, este ano com o tema  “Fraternidade e saúde Pública”, de modo a exercer sua responsabilidade social através da produção de matérias, fotografias e mensagens radiofônicas, contribuindo com uma melhor abordagem sobre o tema, envolvendo a sociedade e os diversos seguimentos,  apontando problemas e iniciativas positivas de promoção humana, seja por meio de obras ou comportamento.
2.  Tema: A fim de manter sintonia com os assuntos apresentados e discutidos pela Igreja, o Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco acompanha o tema da Campanha da Fraternidade deste ano 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”, envolvendo as questões de saúde em diversos aspectos.
Sobre o tema: Para melhor orientar os participantes colocamos disposição material apresentado pela CNBB e outros organismos e que pode ajudar na preparação do material a ser produzido, mantendo desta forma o conteúdo a ser apresentado.Veja mais: http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/cf-2012-fraternidade-e-saude-publica/

3 – Participação
Desta iniciativa participam jornalistas, fotógrafos profissionais, repórteres, produtores/ radialistas residentes no âmbito geográfico da Diocese de Caraguatatuba (São Sebastião – Ilhabela – Ubatuba – Caraguatatuba).

4. Inscrição:
Os interessados deverão encaminhar junto com o material produzido a ficha de participação que será disponibilizada no site oficial da instituição religiosa  www.diocesecaraguatatuba.com.br
Período de Inscrição:
Matérias jornalísticas no formato impresso ou virtual; Matéria jornalística no formato de radio; Fotografias –  produzidas de 1 de fevereiro a 10 de maio de 2012 – inscrição entregue até o dia 11 de maio de 2012.
Spot de rádio: Até o dia 1 de abril de 2012.

5. Categorias
Os prêmios serão oferecidos nas seguintes categorias:
Prêmio Francisco de Sales : jornalismo – categorias impresso/virtual e radiofônica
Prêmio Dom Bosco: Foto-jornalismo e Spot de Radio
Categoria Jornalismo impresso/virtual:
a) – Podem ser inscritas matérias produzidas para os veículos – impresso ou virtual – disponíveis no território da diocese, tendo sido garantido o crédito para o autor. Cada autor  somente poderá concorrer com no máximo 3 matérias.
Uma cópia da matéria publicada deve ser encaminhada Cúria diocesana de Caraguatatuba, Rua Santos Dumont,100 – Centro – Caraguatatuba, acompanhada de ficha de inscrição, em envelope endereçado a Assessoria de Imprensa / Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco 2011.
O site da Diocese de Caraguatatuba estará publicando as matérias que não encontrarem espaço nos meios impressos de comunicação (jornais). As matérias serão publicadas por ordem de chegada e ficarão disponíveis até o final do concurso em espaço dedicado ao concurso.
(*) As mídias impressa e virtual não são distintas para concorrer ao Prêmio Francisco de Sales. A mídia virtual apenas abre um espaço para aqueles que, livremente pretendem divulgar matérias sem depender de pré-autorização de pauta de das editorias dos jornais e revistas.

b)
– No caso das matérias produzidas para as rádios locais, as mesmas devem ser exibidas durante a programação da radio que deve credibilizar através da cópia da censura, garantindo assim que a mesma tenha sido apresentada dentro da programação da emissora de radio.
Neste caso o material deve ser assinado pelo responsável pela produção da entrevista/matéria e pelo apresentador. Todos os participantes da entrevista devem estar cientes de que a matéria participa de concurso e devem assinar termo de autorização de uso do material para esta finalidade.  Cada produtor poderá concorrer com no máximo 2 matérias que devem ter o formato de entrevista e o tempo máximo 10 minutos.
Categoria Foto jornalismo:
Para esta categoria são utilizados os mesmos critérios da categoria Jornalismo. A foto pode ou não estar vinculada a uma matéria e, portanto, concorrerá separadamente, devendo ser inscrita separadamente a matéria impressa ou virtual.
Caso a foto não esteja ligada a uma matéria, deve conter para sua publicação e inscrição, texto-legenda que possibilite a comissão julgadora ter pleno reconhecimento sobre o fato em função do tema do concurso. Cada autor somente poderá concorrer com no máximo 5 fotografias.
As fotos devem ser apresentadas para avaliação de forma padronizada segundo as especificações técnicas: 2000 x 3008 pixels em 300 dpi em JPG (tamanho e textura).
  &. Não haverá por parte dos jornais, radios e Diocese de Caraguatatuba nenhuma responsabilidade financeira sobre as publicações e produções.

Categoria Spot de radio
A categoria consiste na produção de spot publicitário para rádio com tempo de até 45 segundos.   O material deve se utilizar de um trecho do hino da Campanha da Fraternidade 2012 que esta a disposição no site da CNBB – WWW.cnbb.org.br – Campanhas. Todos os trabalhos inscritos serão exibidos no programa de rádio diocesano Na sintonia do Amor – Radio Oceânica, Radio Web São Sebastião , nas redes sociais da instituição religiosa  e rádios comerciais parceiras, como divulgação da Campanha.
Para qualquer uma das categorias, é necessário que haja pelo menos 3 inscrições de autores diferentes inscritos para que a mesma seja validada como concurso.

6. Avaliação

Cada categoria sara avaliada individualmente por cada um dos 3 membros do júri convidados pela Diocese de Caraguatatuba.
 Os trabalhos receberão notas de 1 a 5. A soma dos pontos selecionará os 2 melhores trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso/Virtual, Jornalismo de Radio, Spot de radio e Fotografia.
O número de jurados será o mesmo para cada uma das categorias, em número de três. Não necessariamente devem ser os mesmos para cada uma delas. Os jurados serão convidados pela coordenação geral do concurso devendo ser pessoas ligadas diretamente s áreas de julgamento e Igreja. O voto de desempate será do bispo diocesano.
7 .Critérios de avaliação

Jornalismo: Ética, apresentação, conteúdo jornalístico, objetividade, gramática e cumprimento do tema. Não serão permitidas críticas diretas ou nominais a pessoas ou governos. Dados estatísticos deverão ter citadas as fontes.

& No caso das matérias de radio também serão avaliados o formato e apresentação.

Fotografia: Ética, cumprimento do tema e técnica profissional.

Spot Publicitário: Ética, cumprimento do tema, técnica, criatividade e efeitos para alcançar o objetivo.

& Para todas as categorias não serão permitidas críticas diretas ou nominais a pessoas ou governos. Dados estatísticos deverão ter citadas as fontes
8. Premiação
Serão premiados os dois primeiros colocados nas categorias Jornalismo e Fotografia e o primeiro colocado nas categorias Campanha de Rádio e Vídeo. Cada participante receberá um prêmio em dinheiro ou em espécie de igual valor, conforme especificado abaixo, em data a ser divulgada, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações .
Prêmio Francisco de Sales:
Categoria Impresso/Virtual – 1º lugar: R$1.000,00 – 2º lugar R$ 500,00
Categoria Radio – 1º lugar – 600,00
Prêmio Dom Bosco
Categoria Fotografia  – 1º lugar: R$800,00 – 2º lugar R$ 400,00
Categoria Spot Radio – 1º lugar – R$500,00
9. Organização: A organização do Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco de Comunicação 2012 é de inteira responsabilidade da Diocese de Caraguatatuba por meio da Assessoria de Comunicação, com apoio da Pastoral da Comunicação que também serão os responsáveis por toda a divulgação das informações oficiais do concurso.
Quaisquer dúvidas sobre este regulamento deverão ser encaminhadas aos responsáveis, aos quais compete redefinir qualquer alteração no regulamento, comprometendo-se a tornar ampla sua divulgação.

10. Parcerias: A Diocese de Caraguatatuba entende que para atingir o objetivo e sucesso do evento precisa contar com o apoio de parceiros e patrocinadores que positivamente venham somar em esforços e compromisso com o exercício da responsabilidade social.