Palavra do Pastor – outubro/novembro de 2011

Queridos Irmãos e amigos,Viva Nossa Senhora Aparecida !

Iniciamos o rico mês de outubro com muitas motivações para o nosso crescimento espiritual.  Logo no primeiro dia do mês celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja e Padroeira das Missões !

São Francisco no dia 4 com seu carisma difuso na Igreja há mais de oito séculos e mais atual do que nunca, especialmente em nossos dias em que a ecologia é um tema imperativo. “ Se quereis a Paz, cuidai da criação, preservai a natureza” … : – Irmão Sol, irmã Lua…

São Benedito no dia 5, tão popular e querido em todo o território Nacional  e celebrado com tanta devoção, confiança e riqueza folclórica.

Santa Teresa d´Avila, Santa Edwiges, São Simão e São Judas, S. Lucas evangelista, patrono dos médicos, Santo Antonio de Santana Galvão, o primeiro Santo Brasileiro celebrado no dia 25 e tantos outros !

Neste mês celebramos com Santa Teresa, no dia 15 o dia do Professor; com Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, no dia 12 o dia da Criança !

Em homenagem nossa Mãe Aparecida, nossa jovem e dinâmica Diocese de Caraguatatuba realizará no dia 15/10 a já tradicional Romaria casa da Mãe como filhos devotos que confiam na sua materna presença e atuação em nosso meio ! A visita ao Seminário Maior Beato José de Anchieta em Taubaté, na tarde desse mesmo dia, confirmará o apreço aos nossos seminaristas  aos formadores que lá dedicam suas vidas pelo bem do futuro da nossa Diocese em consolidação. Esse gesto tem confirmado o interesse e o apoio das orações pelas vocações bem como tem motivado maior apoio na manutenção do seminário e dos seminaristas ! “Não se ama aquilo que não se conhece” !

Maria, totalmente dependente de Deus e orientada para Ele, para o desenvolvimento de sua fé, junto ao seu Filho, é o ícone mais perfeito da liberdade e da libertação da humanidade e do mundo. É a Ela, que a Igreja deve olhar para compreender o sentido de sua Missão em plenitude.

Não sem motivo, ao lado da Cruz que nos chegou de Madrid a fim de nos preparar para a JMJ de 2013 no Rio de Janeiro, (passando por todas as Igrejas particulares do Brasil) chegou também o ícone de Nossa Senhora, lembrando-nos que ela esteve presente na vida de Jesus desde a sua Imaculada Conceição até aos pés da Cruz !!!

Peçamos Senhora Aparecida que motivados pelos valores evangélicos nos permita cumprir a Missão que nos foi confiada pessoal e comunitariamente : – edificar o Reino de Cristo e continuar sendo evangelizadores nestes novos tempos, aderindo eclesial e jovialmente ao projeto “BOTE FÉ”, testemunhando com nosso estilo discreto e despojado de vida que a verdadeira libertação e felicidade não se encontram nos ídolos do ter do poder e do prazer, disseminados no consumismo desenfreado, mas no Cristo Irmão e amigo, trazido ao mundo pelo Sim despojado e confiante de Maria e na Igreja fundada por Ele.

Peçamos ainda a essa Santa Mãe que acolheu o Projeto de Deus e a todos nós como filhos que compreendendo nossas fraquezas, limitações e sofrimentos, nos amando com amor de predileção, nos permita também, de coração humilde e pobre, de mãos vazias para acolher o Projeto do Alto vivermos e trabalharmos sempre na fidelidade de discípulos-missionários do seu Filho Jesus, para a maior glória de Deus e para a salvação do mundo. Um final de semestre feliz a todos ! Cordialmente e no desejo de servir sempre mais e melhor,

+Antonio Carlos Altieri, sdb

Bispo diocesano de Caraguatatuba – SP