ORDENAÇÃO DE NOVOS CERIMONIÁRIOS

Paroquia Nossa Senhora de Fátima

No último domingo, 20 de novembro, nossa paróquia celebrou a ordenação de dois Cerimoniários para auxiliar nossa igreja ainda mais nos serviços do altar. Luiz Felipe, da nossa comunidade, e Alexsandro Andrade, da comunidade da Bela Vistas, são nossos novos Cerimoniários.

Ao longo desse ano, o seminarista Felipe Henrique veio, paulatinamente, realizando encontros de formações com todos os coroinhas das comunidades de nossa paróquia. Nesse meio tempo ele preparou o Luiz e o Alex para se tornarem dois Cerimoniários que pudessem servir de modo exemplar o altar de nosso Deus.

Para quem não tem conhecimento, Cerimoniário é o ministro, ordenado ou não, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração. Não existe nenhuma necessidade de o cerimoniário, estar em preparação para o sacramento da ordem.São funções do cerimoniário organizar as procissões sejam elas de entrada de saída, ou ainda procissões externas Igreja. Também por e depor as insígnias episcopais. Também segurar a casula do sacerdote celebrante nas incensações do altar e etc…

Viu? Não será nada fácil a vida de nossos novos Cerimoniários. Mas a graça de Deus repolsará sobre eles que de agora em diante tem uma missão muito especial em suas vidas, pois ser Cerimoniário requer muito zelo, amor e cuidado para com a casa de Deus.

Parabéns meninos. Deus os abençoe.

Sergio Barbosa