“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.” (Cora Coralina)

Quanta sabedoria no ensinamento dos antigos. São muitos os “ditos” populares que nos ajudam a tornar mais belo e acertado o caminho de nossas vidas. Não raras as vezes nós buscamos os ensinamentos dos mais antigos para saber que direção tomar ou mesmo para ensinar a direção aos nossos filhos. Muitas vezes, essa sabedoria escondida nas pequenas lições não foram produzidas nas universidades e nem em laboratórios – estes também tem sua sabedoria inerente – mas são fruto da experiência da vida e dos anos vividos. Tanto a sabedoria popular quanto o saber científico são fundamentais para que a vida seja valorizada e preservada. Acolher a um em detrimento de outro torna a vida mais complicada e menos poetizada. Quando ouvimos, por exemplo, a música do Pe Zezinho, que nos faz ir ao passado, ao casebre de nossa infância, com terreiro grande e espaço pra brincar, nos encantamos com o que passou: “Das muitas coisas do meu tempo de criança, guardo vivo na lembrança o aconchego do meu lar…” Que bom poder recordar daqueles momentos simples, aconchegantes, num seio familiar feliz e cheio de esperanças. Esta sabedoria não se aprende nas cadeiras de uma sala de aula: ela é própria da vida, das relações, dos afetos partilhados, da hospitalidade e da comensalidade. Que bom poder ir ao médico, depois de uma noite de dor provocada por uma infecção de garganta e tomar um remédio que nos alivie a dor e cure nossa enfermidade. Este dom o devemos ao saber das ciências que trabalham para a promoção da vida humana. É, portanto, saber e sabedoria que se encontram para tornar mais fértil a vida e fazer ecoar a esperança que a todos faz mover na direção do futuro, em busca da felicidade, do infinito, de Deus. Vamos pelos caminhos da vida com sabor, na alegria de saber e de viver. Experimente neste dia a vida como saber, ê a ela sabor e sabedoria que tudo edifica e nos guia nos caminhos da verdade e da poesia. Saboroso dia pra você!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba