Nomeado Arcebispo de Passo Fundo-RS dom Altieri se despede em 7 de Setembro

Nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 11 de julho, para ser o novo arcebispo de Passo Fundo (RS). Dom Altieri se despede da Diocese de Caraguatatuba no dia 7 de setembro com Missa a ser celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, s 17h.

Neste dia, Dom Altieri deve ainda ordenar presbíteros os cinco Diáconos transitórios, Carlos Alberto Rodrigues, Claudio Rodrigues da Silva, João Marcos da Silva, Marcio Jose Fraga e Carlos Alberto Silva numa cerimônia que promete marcar a história da Diocese, com emoções que se misturam entre a alegria de ter mais 5 sacerdotes e a despedida do pai e pastor.

Antes disso, no dia 10 de agosto s 10h, acontece a inauguração da Curia diocesana, sede administrativa da Diocese de Caraguatatuba, em cerimônia que contará com a presença do representante o Papa Bento XVI, no Brasil, Nuncio Apostólico Giovanni D´Aniello.
Neste mesmo dia, na Catedral s 19h30 acontece a Missa onde receberão os Ministperios do Acolitado e Leitorado, os seminaristas Bruno César, Carlos Lemos, Celso dos Santos, Joule W C Santos e Vladimir Coelho.

Queridos Padres,

Alegria e Paz !

Não sem trepidação e perplexidade, frutos da fragilidade humana, mas com sentimento de plena confiança Naquele que tudo sabe e tudo conduz através dos seus desígnios insondáveis, sempre tendo em vista o nosso verdadeiro  bem, partilho  muito cordial e fraternamente a resposta que enviei ao Santo Padre nomeação que ele decidiu fazer contando com meus humildes préstimos, agora, na Arquidiocese de Passo Fundo – RS .

Certamente terei aida algumas ocasiões de nos encontrarmos e assim tentar explicitar toda a gratidão e reconhecimento de tê-los presentes em minha vida nestes quase seis anos em que a mesma Providência me permitiu estar frente desta “humilde e laboriosa Diocese de Caraguatatuba” !!!!  Em Cristo e no desejo de servir sempre mais e melhor, +Altieri.

“Senhor, não pergunto, pra onde me levas !  Se Tu queres eu quero, se Tu fores eu vou !!!”

(carta enviada aos padres da Diocese de Caraguatatuba, comunicando a transferência para Passo Fundo-RS)

Abaixo, a resposta enviada ao Papa Bento XVI por Dom Antonio Carlos Altieri.

Sua Santidade o Papa Bento XVI,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo !

Há seis anos atrás (26/07/2006 comemoração litúrgica de São Joaquim e Santana)  Sua Santidade publicava minha nomeação como bispo diocesano de Caraguatatuba. Encontrava-me na época, já há sete anos em Roma como diretor da Comunidade D. Bosco na Universidade Pontifícia Salesiana.

Minha vida como filho de D. Bosco sempre foi coberta das graças e bênçãos de Deus e o meu lema sacerdotal se liga ao SIM da Virgem Mãe de Deus.

Seis anos se passaram velozmente!  E, humanamente me iludo sobre o quanto ainda poderia contribuir nesta jovem e bela diocese de Caraguatatuba !  Há tanto para incrementar nesta realidade missionária do Litoral Norte…

Ainda que não tenha poupado esforços para corresponder confiança da Providência concretizada por Sua Santidade na minha nomeação para cá, constato outrossim, muito humildemente, que muito há que foi feito independentemente do meu esforço !  “Após ter feito tudo o que deveríamos fazer… somos servos inúteis” .

Portanto, confesso que em espírito de fé e obediência, sem grandes interrogações e tentativas de compreender os motivos que levaram Sua Santidade a confiar mais uma vez nos meus pobres préstimos, entrego-me como filho de D. Bosco, que vê no desejo do Papa uma ordem, com a certeza que a Providência não faltará em nenhum momento como tem feito até aqui !  Confio também na ação constante e protetora de nossa Mãe Auxiliadora dos Cristãos  que nos ajuda a realizar tudo o que seu dileto Filho, o Nosso querido Senhor Jesus nos pedir !

Despeço-me aceitando filialmente o pedido de Sua Santidade  e  agradecendo mais uma vez a confiança  em me nomear Arcebispo de Passo Fundo RS – Brasil

Implorando sua paternal bênção prometo minha fidelidade  e oração pelo éxito de sua belíssima e provilegiada Missão de doce Cristo na Terra.

D. Antonio Carlos Altieri, sdb

Bispo diocesano de Caraguatatuba – SP