Histórico

A Paróquia Nossa Senhora das Dores foi criada no dia 14 de fevereiro de 2009 pelo Excelentíssimo Senhor Bispo Diocesano de Caraguatatuba Dom Antonio Carlos Altieri. Foi nomeado e tomou posse o primeiro pároco Frei Mauricio José Pinheiro e vigário paroquial Pe. Inocencio Xavier.

No dia 20 de setembro de 2010 veio a óbito o nosso saudoso Frei Mauricio e Dom Altieri nomeou e tomou posse o novo pároco Pe. Inocencio Xavier no dia 03 de outubro de 2010. Em fevereiro de 2011 chegaram para nos ajudar o Pe. Agnaldo e o seminarista Diego.

Alguns anos se passaram, entre avanços e retrocessos e as sete comunidades que compõem a Paróquia: Espírito Santo do Rio Escuro; São Benedito da Praia do Lazaro; São Mateus do Pereque Mirim Sertão; Santana do Perequê Mirim Praia; Santa Rita da Enseada; Santo Antônio das Toninhas e a Matriz Nossa Senhora das Dores do Itaguá, foram se fortalecendo. Hoje pode-se dizer que esta IGREJA está em construção no seu sentido amplo, não apenas as obras da igreja Matri,z que tem uma ótima comissão de construção, mas sobretudo a construção da Igreja povo de Deus.

O Pe. Xavier, o Pe. Agnaldo e o seminarista Diego empreenderam um melhor atendimento pastoral e espiritual s várias comunidades da Paróquia. Todas as comunidades têm a celebração da Santa Missa nos fins de semana; na Matriz Nossa Senhora das Dores todas as quintas-feiras há a Adoração ao Santíssimo Sacramento com missa e benção do Santíssimo; s sextas-feiras temos o terço de Nossa Senhora das Dores seguido de missa, aos sábados missa s 19:30h e aos domingos missas s 8:30h e s 19:30h.

A Catequese foi reorganizada, foram criadas as pastorais do Dízimo e da Criança; estão sendo reorganizadas as equipes de Liturgia, Coroinhas e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Com o apoio do seminarista Diego, foram organizados três grupos de jovens e um de Adolescentes Missionários dentro das orientações das Pontifícias Obras Missionárias ligadas diretamente Santa Sé.

Procurando intensificar a espiritualidade em nossa paróquia está sendo apoiado o grupo de Oração da RCC e incentivadas as Oficinas de Oração, a devoção Mariana e Eucarística.

A organização paroquial passa pelo CPP – Conselho de Pastoral Paroquial e pelos Conselhos Comunitários de Pastoral nas várias comunidades com reuniões mensais. Ainda em estudo está a criação do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial.

No início de 2011 Dom Altieri oficializou as celebrações na igreja, ainda em construção e no dia 30 de maio deste mesmo ano, novamente conosco, Dom Altieri realizou o sacramento da Crisma para 56 catequizandos de todas as comunidades da Paróquia.

A comunidade paroquial está feliz com os avanços nas obras da nova igreja Matriz, que está sendo desenvolvida com muita eficiência pelo Padre Xavier. Os recursos para a obra da igreja vêm especialmente de doações feitas através de depósito bancário pela comunidade e principalmente por turistas que nos visitam regularmente e acompanham o andamento da construção. A comunidade paroquial também promove eventos mensais como almôços, jantares e bingos em prol da construção.

Contamos com a ajuda de todos para a construção da igreja Matriz. Caixa Econômica Federal -Agencia 0798 -Conta Corrente 003 000376-4

Histórico da Arte Sacra pintada no altar pelo artista plástico Antonio Batista de Souza Junior.