• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Padroeiro

Padroeira: Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.

Ilhabela, o canal que a separa do Continente e a cidade vizinha foram descobertas pelo navegador italiano Américo Vespúcio no dia 20 de janeiro de 1502. Por ser o dia de São Sebastião, foi com o nome deste santo que foram batizadas. Apesar de ficar desabitada ainda por um longo período, a “Ilha de São Sebastião”, aos poucos, começou a ser ocupada e o pequeno povoado que se formou ficou conhecido por “Villa Bella”.

Os primeiros moradores deste belo lugar, além de se dedicarem agricultura, introduziram também uma forte devoção, de origem portuguesa, a Nossa Senhora d’Ajuda. Mas foi somente no final do século XVII que a Ilha reuniu o número suficiente de habitantes agrupados para a instalação de uma Capela, justamente onde hoje se encontra o centro da cidade e é conhecido por “Vila”.

Mesmo não tendo sido encontrado o documento oficial que criou a Capela Nossa Senhora D’Ajuda, sabemos que em 1697 o Pe. Manoel Gomes Pereira, então Vigário da vizinha São Sebastião, mandou construir na Ilha um Santuário dedicado a Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.