Nossa Senhora Aparecida: 7 capelas de nossa Diocese que levam o nome da Padroeira do Brasil

O dia de nossa Mãezinha do céu está chegando. Você sabia que além da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, temos mais sete capelas dedicadas à padroeira do Brasil em nossa Diocese?  As Igrejas ficam nas seguintes comunidades: Porto Novo; Barequecaba; Ingá; Sumidouro; Horto Florestal; Morro do abrigo; e Tinga.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida se localiza em Ilhabela. Anteriormente, ela era uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso cujo pároco é Pe. Mateus Martins de Almeida. Aos 12 de Outubro de 2016, Dom José Carlos, em celebração Eucarística, erigiu esta comunidade em paróquia e empossou Pe. Alessandro Henrique Coelho como primeiro pároco. A paróquia é formada por mais 12 comunidades do lado Sul da Ilha.

1 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida de Barequeçaba, em São Sebastião, de acordo com a paroquiana Ana Lúcia, é “pequena, mas que ao longo do tempo foi crescendo tanto na fé quanto nos trabalhos pastorais”.

2 – A capela Nossa Senhora Aparecida no Morro do Abrigo, de São Sebastião, começou com orações do terço na casa do Sr. José Lemes. Ele doou o terreno e em 1982 iniciaram as obras. Segundo Sérgio Sota Acioli, hoje a comunidade possui vários trabalhos pastorais, tais como, catequese, terço das mulheres, terço dos homens, GEV e grupo de oração.

3 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Tinga, de Caraguatatuba, teve sua primeira capela no bairro Jardim Itaúna no ano de 1975. Após 10 anos, surgiu a necessidade de transferir a comunidade para o Tinga. Iniciaram as obras tempo mais tarde houve a necessidade de um espaço maior e assim foram comprados mais terrenos ao redor para ampliá-la. Em 2012, a comunidade começou a construir a nova comunidade onde ela está localizada hoje.

4 – A capela Nossa Senhora Aparecida do Porto Novo, em Caraguatatuba, foi fundada em 06 de dezembro de 1942. Ela é fruto de uma graça alcançada pela intercessão da Imaculada Conceição. Com uma participação forte dos pescadores onde temos e sentimentos envolvidos. Hoje ela passa por uma reforma para que ela fique cada vez mais acolhedora. Afinal, é a casa da mãe e ela acolhe a todos.

5 – O paroquiano Paulinho da comunidade Nossa Senhora Aparecida do Ingá da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ubatuba, conta que a comunidade é “pequena, simples, fervorosa na fé e atuante na caminhada da Igreja”. E João Paulo, da comunidade Nossa Senhora Aparecida de Caçandoca da mesma paróquia Nossa Senhora das Graças, disse que esta comunidade é “simples e pequena, mas pelo menos 15 pessoas participam atualmente das celebrações”.  A capela é pé na areia e ela está dentro de uma área Quilombola.

6 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Sumidouro da Paróquia Imaculada Conceição, de Ubatuba, “continua atuante, perseverante na oração e unida com os compromissos de Igreja”, diz Maria Antônia, uma das paroquianas.

7 – A capela Nossa Senhora Aparecida no Horto Florestal fica na beira da Rodovia BR 101 – Km 90. Foi construída na década de 70 pelo Instituto Agrônomo de Campinas – Estação Experimental de plantas tropicais, no local de um cemitério de escravos da Fazenda do Café do tempo do Império segundo Benedito Augusto. Atualmente a capela está sendo restaurada por um empresário paulista.