“Não é o nome que faz a dignidade do cristão, de nada adianta o título de cristão, se não o provamos pelas obras.” Santo Agostinho

A fé não consiste em um conjunto de crenças e valores distantes da realidade humana. Ao contrário, ela se realiza plenamente no cumprimento daquilo que se crê. A perfeição consiste em cumprir os mandamentos do Senhor com alegria e liberdade. São Tiago ensina que a fé deve ser, necessariamente acompanhada de boas obras, estas indicam e confirmam o Nome por meio de quem elas se realizam.

A fé sem obras é morta. Não gera vida, não proporciona um encontro com Cristo e com sua verdade. A fé não se baseia em sentimentos humanos apenas, ela é a realização das promessas de Deus, é o motor pelo qual o Reino de Deus é anunciado, conhecido, amado e construído.

Todos nós, desde o nosso batismo, recebemos o nome de cristãos. Continuadores da missão de Jesus, trabalhadores na messe eterna, servos na vinha do Senhor. Ser cristão, mais que um privilégio, expressa compromisso com a fé, com Cristo, com a Igreja de Cristo. Somos convocados para continuar na história humana a obra que Cristo começou. Mostra-me tua fé sem obras e eu te mostrarei minha fé pelas obras. Nenhum gesto de amor e caridade serão esquecidos ou passarão ocultos aos olhos do Senhor.

Neste dia, revele ao mundo a fé que está em ti, dom de Deus para seus amados, testemunhando com pequenos e grandes gestos a força do amor, da solidariedade e da partilha. E, tenha um dia iluminado!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba