“Muitas vezes um silêncio sem palavras expressa a minha oração. Deus a compreende. há desejos que só Deus compreende” Sta Terezinha de Lisieux
Na vida nem sempre encontramos palavras que abriguem nossa dor, nosso desejo, saudade e até nossa oração. Nela contamos com outras formas de comunicação, que se dá pelos gestos, pelo olhar, pela ausência de palavras e pelo silêncio mais profundo. Deus sabia de tudo isso, por isso, enviou-nos seu Espírito Santo.
Estamos nos aproximando da grande celebração da solenidade de Pentecostes. Deus, que tudo sabe, que é mais íntimo de nós do que nós mesmos, sabendo de nossa dificuldade em expressar nossos sentimentos e palavras, nos deu seu Santo Espírito, que vem orar em nós com gemidos inefáveis porque não sabemos orar como convém. O Espírito é nosso advogado, revela e trás em seu ser a Verdade suprema que a todo ser ilumina e dá sentido.
Diante da ação bondosa de Deus, que não nos deixou sozinho mas, nos enviou o revelador que nos ensinaria tudo, somos chamados a viver uma vida na graça. Não caminharmos sob o fardo de nossos pecados, sofrimentos e dores mas, sob a luz do nosso Deus.
Nem tudo se deve dizer com palavras. há situações em que o silêncio diz mais. É preciso deixar Deus trabalhar em nós no silêncio que cura, no silêncio que apazigua. O papa Bento XVI, no sínodo dos Bispos chama nossa atenção para o dado de que silêncio e palavra se completam e não se excluem. Devem caminhar juntos, só assim seremos pessoas de equilíbrio maior. Diz ele ainda que silêncio e palavra são “dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém, se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado”.
No silêncio ou na Palavra vamos neste dia ao encontro do Senhor. Ele bem saberá entender o que se passa em nós. Vinde Espírito Santo e renovai a face da Terra.
Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba
2 Comentários
Hoje agradeço a Deus, pelo dom da vida, por ter iluminado este meu irmão para escrever esta mensagem tão linda, que enquanto é lida no silencio nos fala tanto ao coração… Renova-nos Senhor!!
25 maio 2012Somos filhos Amados do Pai, que não nos deixou órfãos enviando o Espírito Consolador que age em cada um de nós com seus dons. Abramos nossos corações e deixemos que aja em nosso caminhar de Igreja e na sociedade.
26 maio 2012VEM ESPÍRITO SANTO ILUMINE A SUA IGREJA QUE É A NOSSA E A VIDA DESSE NOSSO IRMÃO.
Deixe um comentário