• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Mensagem para o dia 11 de junho

Veja mais notícias

“Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom”. Santo Agostinho

Fazer da vida uma constante oferta de amor pelo nosso bem e pelo bem de quem convive conosco. São lições de altruísmo que desde pequenos somos convidados a realizar. Para muitos, uma lição difícil, até mesmo porque, muitas vezes, os valores que nos norteiam são valores mesquinhos, frágeis e não acompanhados de boas intenções.

Amar o outro até para além de nós mesmos, não é lição fácil. Não raras as vezes até vamos ao encontro do outro, na tentativa de ajudar e de lhe oferecer algo. O problema está nas motivações pelas quais fazemos isso: são mesquinhas e frágeis, uma espécie de massagem do ego que não leva a verdadeira comunhão e nem aperfeiçoa as relações humanas.

O amor que se expressa nas relações entre as pessoas deve ter como base e fundamento o amor com que Jesus nos amou primeiro. Ele fez e nos ensinou como fazer. Amou até o fim, libertou e transformou todo nosso destino no amor. Se fazemos o que ele fez, não nos importará tanto quem amar. Todos serão inclusos nesta atitude sublime e nosso ser poderá sempre mais conhecer a essência de Deus em nós.

Se por algum motivo achamos que alguém seja desmerecedor de nosso amor, ou supomos que alguém não precise dele, podemos estar vivendo uma espécie de amor esquizofrênico, onde a realidade não se encontra com as palavras e o ser humano se torna partido. O amor supões cuidado, o cuidado gera aproximação e a aproximação a intimidade. Na intimidade, o amor é maior. Não é a toa que Jesus gostava de pessoas, de estar com elas e de lhes oferecer intimidade. Intimidade é, portanto, revelação e expressão do amor de Deus em nós.

Sua lição para este dia é esta: ame as pessoas porque são boas ou simplesmente para torna-las boas. Verás milagres de amor qual cascatas abundantes sobre sua vida.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba

Deixe um comentário