Desejamos a todos um Feliz Natal

Mensagem de Dom Altieri

Queridos Irmãos e amigos, “Então é Natal…

As inúmeras religiões existentes cultuam um Deus poderoso, cheio de glória… Sim o cristianismo concorda que Ele é também isso, mas é infinitamente e incomprensívelmente mais !  Ele marca a sua revelação em Jesus Cristo que nasce na gruta de Belém … onde se revela humilde e modesto !!!  Tudo indica que Deus está mais interessado em ser conhecido assim: humilde e modesto, mais do que como criador onipotente… pois no NATAL Deus se manifesta a nós como realmente é (cf. Hb 1,3)

O Concílio Vaticano II, cujo cinqüentenário estamos para celebrar, nos diz em seu documento  Dei Verbum  que em Jesus Cristo Deus nos revelou de maneira mais clara e direta aquilo que realmente é !   Ele se aproxima de nós no sorriso de uma criança, assim descobrimos que diante de Deus não precisamos ter medo.  Deus não se interessa em primeiro lugar pelo poder e não faz questão de ser adorado como poderoso. O fato é que Ele se fez pequeno e se aniquilou (cf Fl. 2,5-8, entregando-se a nós como criança que suplica pelo nosso amor !  Deus é e se revela assim !  Para Ele há apenas uma coisa que conta: O AMOR.  Deus manifestou-se como criança para compreendermos que os seus caminhos não são os caminhos do poder, mas da ternura e do amor…   Ora, se Deus se revela dessa maneira, deixando de lado as instâncias do prestígio e do poder, como é que podemos nós recorrer a tais mecanismos na convivência social, na vida pública ou religiosa ?

Deus se mostra a nós como criança a fim de que percamos o medo Dele e o amemos !  Mas… ao invés de amá-lo é possível também outra atitude:  rejeitá-lo, pisá-lo e até matá-lo !   O Papa Bento não nos tem mostrado as sociedades que inescrupulosamente negam a Sua presença e os Seus ensinamentos ?

“Se não vos converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no Reino dos céus (Mt. 18,3).  Eis  a grande e controvertida verdade que  tantas vezes, no decorrer da história, foi esquecida…  Vamos neste Natal assumir o compromisso de, no desempenho fiel de nossa ação de discípulos missionários, sermos os sinais e portadores desse mistério de Amor a todos os que nos são confiados ?

Quero também dirigir-me particularmente aos nossos sempre bem vindos Turistas:  – “Venham… e descansem um pouco” !…  (Mc. 6,31)

– Muita gente aproveita este tempo (do Natal ao Carnaval) para realizar suas merecidas férias. Sem dúvida, ninguém e de ferro!  Todos precisamos de uma paradinha de reabastecimento em todos os sentidos. Embora nem todos, infelizmente, tenham o privilégio, muitos se dirigem Serra enquanto outros preferem o Mar. Alguns lêem bastante, muitos ouvem música enquanto se distendem nas areias sob o sol das horas saudáveis, outros preferem o silêncio das palavras cruzadas, ou um papinho descontraído com novas amizades, etc.

Estamos muito contentes em recebê-los neste tempo de suas merecidas férias e lhe oferecemos cordialmente a nossa fraterna e amiga acolhida !   Contudo, nós aqui do Litoral Norte, sabemos por experiência, muitas vezes dolorosa, que neste tempo de férias ocorrem muitos abusos. Alguns não sabem se distender, se divertir sadiamente e transformam o descanso merecido em fonte de faltas, exageros, bebedeiras, transas e infidelidades matrimoniais, brigas, nudismo, etc.

Tudo isso e muito mais acontece sempre que nos afastamos e nos esquecemos de Deus… sem Ele toda a alegria é fugaz e inconsequente.

Enquanto esperamos que possam encontrar junto natureza a renovação de suas energias e a ocasião para se encontrarem consigo mesmos colocamo-nos disposição de vocês como “Igreja Irmã”, oferecendo-lhes o serviço dos nossos padres, diáconos e ministros nas nossas diversas Paróquias e Comunidades, (a maioria em construção, uma vez que somos uma diocese nova) a fim de que possam se encontrar com Deus e consolidarem o compromisso na construção de um mundo de Paz, Justiça e de Amor !

Com afeto fraterno e no desejo de servir,

+ Antonio Carlos Altieri, sdb