Mensagem de Dom José Carlos – Abril Maio 2016

Não deixemos que nos roubem o Ano Jubilar da Misericórdia. Não percamos as oportunidades de sermos misericordiosos. Iniciamos o mês de abril com o domingo da Misericórdia. A ressurreição de Nosso Senhor é nossa vitória também, mas sem misericórdia não haverá manifestação desta vitória em nossa vida prática. Pensemos como viver esta Páscoa em tempos de crise em que vivemos. Crise de ética, de política, de economia e de saúde. A saúde é um bem maior que deve ser preservado. Tantos vírus tentando tirar a nossa paz não podem nos vencer. Quando nos convenceremos de que é preciso cuidar da água e do esgoto? Muitas coisas dependerão do governo, mas com certeza tantas outras dependerão de cada um de nós. Quando cuidamos do lixo e não deixamos acumular a água aqui e ali não promoveremos a proliferação dos mosquitos.

Parabéns, Diocese de Caraguatatuba, pois neste 1º de maio completas mais um ano de serviço ao Povo de Deus. São 17 anos! Semeando o Reino de Nosso Senhor. Se estamos sendo fiéis a esta missão, então estamos construindo paz. Agora lanço uma pergunta, a mim e a você amado(a) leitor(a): quanta paz estou semeando a cada dia? No final de cada dia deveríamos ter a alegria de ir dormir com o coração feliz e com a constatação das sementes de paz lançadas no chão da vida diária, pessoal, familiar, comunitária e social. Não será esta falta de paz que está corroendo nossos relacionamentos em todos os níveis da vida? Falta de paz quer dizer falta de Deus! Falta de confiança nos valores do Evangelho! Falta de respeito ao que sou, ou me esqueci que sou ungido com o óleo da alegria que deve me fortalecer e me tornar testemunha do amor de Deus?!

Porque Deus sempre confia no mundo, nunca deixa faltar a presença de um ser especial, a mãe! Queridas mamães, obrigado por assumirem sua missão com coragem e alegria, quando tudo parece carecer de sentido e valor! O mês de maio é mês das mães, por isso é o mês dedicado à Mãe de todas as mães, Maria Santíssima! Uma família em paz depende da paz do coração da mãe. Se um dia fosse possível que nossa sociedade e nossa nação fosse comandada pelas mães… sei que parece uma utopia; mas tenho certeza de que muita coisa iria entrar nos eixos, pois a mãe sempre é capaz de fazer muito, com o muito pouco que lhe deixam chegar às mãos. Esta figura abençoada transforma a tristeza em alegria, a treva em luz, a dúvida em certeza, a bagunça em ordem, a água em vinho!

A Mãe de Jesus e nossa, é o que é, porque aceitou ser transformada pelo Divino Espírito Santo. Nossa Diocese está sob o patrocínio do Divino. Seja nossa Diocese como a mãe confiante que sabe da imensidão de problemas que afligem seus filhos, mas abandonada às mãos da Providência o destino de cada um e prossegue alegre e confiante. Bispo, sacerdotes, diáconos, leigos e leigas não se esqueçam que são, cada um na sua função, as mãos, os pés, o rosto e o coração visíveis desta Mãe Amorosa que não quer nada mais que a Paz para todos.

Dom José Carlos Chacorowski CM