Mensagem a Dom José Carlos

Pelos seus 35 anos de Ordenação Sacerdotal.

GRANDE CLÁSSICO DO MARACANÃ DE 1980

Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, Dia 03 de Julho de 1980, Karol Wojtila, no dia de ontem, depois de visitar a favela do Vidigal, rezou missa no Maracanã, onde ordenou 74 novos sacerdotes. A celebração aconteceu no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Ao som do tão conhecido “A bênção, João de Deus, nosso povo te acolhe…”, o Santo Padre entrou no estádio que, após calorosa recepção, transformou o estádio em uma imensa catedral a céu aberto…

Caríssimo Dom José Carlos Chacorowski, permita-nos hoje chama-lo simplesmente de Padre Chaco, pois é o teu presbiterado que queremos comemorar. Há 35 anos fostes ordenado presbíteros num Estádio, então queremos hoje abusar da comparação e de teu ministério com a paixão que está no coração e na alma dos brasileiros, o Futebol.

Começastes jogando muito bem, o melhor dos campo, 76 jogadores de uma vez só. Tivestes como primeiro técnico um Santo, conhecido como o João de Deus, que te deu a camisa, que é a sua estola e te colocou em campo que é a sua missão sacerdotal.

O segunto técnico se chamava Josef Ratzinger, conhecido como Bento 16, te promoveu a treinador e te fez acompanhar outros técnicos e a liderar partidas que não eram tuas.

O terceiro técnico se chama Francisco e este te nomeou técnico também e resolveu entregar a responsabilidade de um time e lhe disse que os lances e passes depende de ti e da negociação com dono da bola que é um certo galileu bem conhecido.

Nesse jogo suas chuteiras serão as sandálias de missionário. Seu Grito de Guerra será o próprio Evangelho. No campo da vocação que escolhestes, cada ministério presbiteral joga em uma posição. Seja cuidadoso para que nenhuma pessoa fique de escanteio. O quanto possível, conheça todas as capacidades dos que se apresentam no banco de reserva. Quando jogares de meio-campo saiba lançar a bola aos que estão no ataque, para que os mesmos possam fazer o gol. Alegre-se com eles! Quando estiveres jogando como centroavante, ao fazer um gol comemore agradecendo aos te facilitaram este lance. Alegre-se com eles também!

Se tiveres o dom de ser goleiro lembre-se que carregas o time nas mãos, mas se tens o dom de jogar na linha, lembre-se que carregas o time na ponta dos pés. Mas o importante é quando o time estiver guardado no coração de Bom Pastor.

O juiz é Deus, que apita somente quando é preciso e perdoa todas as faltas que cometemos. Mas para isso é preciso jogar sempre em equipe, porque quando se joga junto, nunca se tem a sensação da derrota. E a vitória sempre é de todos e não de um só.

Na arquibancada tens que reservar sempre lugar para os pobres, pois traz no lema da sua vida a promessa de evangeliza-los. Se assim o fizeres eles mesmos se encarregarão de consolá-lo quando no zero a zero ou nos resultados negativos.

A bandeira do nosso time é vermelha e traz estampada um pássaro vivo e divinamente criativo. A Taça dos vencedores é o Cálice que cada vez que o senhor levanta no altar representa a Vitória da vida sobre a Morte.

Na torcida desta partida, que não termina jamais, estamos todos nós da Diocese de Caraguatatuba, que na maioria das vezes avançamos o campo e interferimos no jogo, mas sempre com a intensão de ajudar. O placar marca 35 gols de placa, fora os gols que o organização do clube não deixou contabilizar. Mas ainda na torcida, Padre Chaco, tu contas com torcedores ilustres e absolutamente fiéis. Pois já na primeira fila, e de pé, temos Nossa Senhora, Ladeadas por São José e por São Vicente, seus maiores intercessores.

Feliz Sacerdório Dom José Carlos!