Mensagem 17 de Junho: “Viver na solidão é saber viver bem na sua própria companhia.”

Nossos dias têm medo da palavra solidão. Vivemos numa cultura marcada pelo individualismo mas que ao mesmo tempo rejeita a solidão. Precisaríamos, no entanto, recorrer ao verdadeiro sentido da palavra solidão. Não entendida como ausência ou esquivamento da vida, mas, como espaço privilegiado para o encontro consigo mesmo e com Deus que não nos deixa sós.

A solidão, no sentido positivo da palavra deve ser habitada. É o lugar do encontro com nossas forças e fraquezas, com nossas luzes e sombras, com nossos pecados e demônios bem como com nossos anjos e com Deus, nosso Senhor. Espaço privilegiado de trabalhar o que não vai bem e celebrar as conquistas adquiridas a partir do esforço e das lutas diárias.

Saber viver na solidão é saber viver bem e sua própria companhia. Supõe que não sejamos estranhos a nós mesmos. Supõe que sejamos íntimos de nosso caminho, promotores de nossa história, reconciliadores de nós mesmos. A solidão nos apresenta quem realmente somos e o que poderemos vir a ser. Deixando a luz de Deus nos revelar nossa essência mais profunda, sejamos anunciadores de um novo tempo, de um jeito bom de se viver: conosco mesmos e a partir de nós, com os irmãos que o Senhor nos concedeu.

Não tenha medo de expor quem você é, ainda que alguém ache que isso é pouco: a Ti basta-te  a minha graça, diz o Senhor.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba