Jornada Mundial da Juventude

Vamos acompanhar todos os momentos do encontro do Santo Padre, o Papa Bento XVI, com os jovens em Madri. Nossa Diocese será representada por 16 jovens, os padres Alessandro H Coelho e Ronaldo Calisto e o diácono Claudio Rodrigues. Dom Altieri segue para encontrar com o grupo no dia 14 de agosto. Rezemos pela juventude. Veja mais fotos da Missa de envio no nosso  Álbum Virtual            http://www.madrid11.com/pt

Saiba mais…

Dom Altieri celebrou no último domingo, 7, a Missa de envio dos jovens que representarão a Diocese na jornada Mundial da Juventude, em Madri. O bispo motivou a juventude quanto a Jornada Mundial e a expectativa do anúncio, pelo Papa Bento XVI para que a próxima Jornada seja no Brasil.
Caso este anuncio seja confirmado começam os preparativos para a recepção da CRUZ, símbolo da JMJ, no Brasil prevista para 18 de setembro, em São Paulo.A CRUZ deve percorrer todas as Arquidioceses do Brasil até a chegada, em 2013, no Rio de Janeiro, onde deve ser realizada a próxima Jornada. A Arquidiocese de Aparecida deve ser a última a receber a CRUZ, antes da sede, Rio de Janeiro. Dom Antonio Carlos Altieri faz parte da Comissão organizadora deste roteiro. Por conta disso, permanecerá em Madri até o dia 26 de agosto e logo em seguida, vai para Petrolina/PE para iniciar os preparativos naquela região do país.

Dom Altieri acompanhara os 16 jovens, dois padres (Pe. Alessandro H Coelho e Pe. Ronando Calisto) e o Diácono Claudio Rodrigues. Os jovens Jonatam Raizer e Fernanda Maria Silva que já estão em Madri acompanhando a programação dos delegados das Dioceses. Amanhã, sai mais um grupo acompanhado do Pe. Alessandro e no domingo os outros jovens juntamente com Pe. Ronaldo e diácono Claudio Rodrigues.
AJMJ acontece de 16 a 21 de agosto e deve reunir cerca de 13 mil jovens do todo o Brasil. Durante todo este ano os jovens de nossa Diocese realizaram eventos e contaram com o apoio da família, com recursos próprios e ajuda da comunidade para a viagem. Muitos desses jovens ficarão em casas de família e devem participar das diversas programações religiosas e culturais que estão disponíveis.

Fique por dentro:
“O Papa está bem informado e acompanha os trabalhos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri”, afirmou o Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo da capital espanhola.
Pela primeira vez em uma JMJ, o Santo Padre atenderá alguns jovens em confissão, nos jardins do Buen Retiro de Madri.
Segundo Cardeal Ryłko, neste ano, mais de 400 mil jovens já se inscreveram para participar desse evento, número nunca alcançado em outras edições, visto que muitos destes normalmente fazem a inscrição no último momento.
Já se inscreveram, além disso, 14 mil sacerdotes, que os [jovens] acompanharão, 744 bispos, dos quais 263 dirigirão as catequeses aos participantes, em 250 lugares, em 30 idiomas.
Nesta edição serão entregues 700 mil cópias, em 6 idiomas, do YouCat, um catecismo em forma de perguntas e respostas, elaborado especialmente para o público juvenil.
Da mesma forma, 24 mil voluntários, provenientes de vários países, estarão comprometidos com diversos serviços. Muitos participantes desse evento passarão vários dias em 68 dioceses espanholas, mostrando como toda a Igreja na Espanha interage diretamente com a experiência da JMJ.
A estrutura para as refeições na capital espanhola está preparada para utilizar tickets aceitos em mais de 6 mil restaurantes.
Entre os eventos culturais, o Museo del Prado oferecerá visitas gratuitas sua famosa pinacoteca, com quadros de Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.
Também o cinema terá um papel especial nesse evento. Na quarta-feira, 17 de agosto, na Calle Fuencarral, será instalado o JMJ Punto Cine, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral para ver nos filmes as histórias de cristãos de sólida fé, com projeção de filmes, encontros e debates com diretores cinematográficos, atores e profissionais do mundo do cinema.