“Jamais haveremos de calar diante de tanto sangue derramado injustamente” Mensagem do dia

Um dos princípios mais fortes e evidentes do cristianismo é o princípio da Justiça. Sem ela, não é possível realizar os projetos do Reino de Deus entre nós. A justiça é o princípio pelo qual cada indivíduo têm o que é seu de direito, respeitando o espaço do outro e criando espaço para a convivência saudável e fraterna.

Ser justo, mais que um dom, é um dever. Uma tarefa que se nos impõe. É uma virtude a ser cultivada e assumida por cada cristão. A injustiça é a sede de muitas discussões e contendas, é a raiz de muitos males que assolam nossa sociedade. Imaginemos uma política pautada na justiça… como as coisas seriam diferentes! É, portanto, necessário, que a justiça seja assumida desde os pequenos gestos, nas mais simples atitudes do dia a dia, desde pequenos, pois, como diziam os antigos, a educação vem do berço. Um bom caminho para ensinar nossas crianças a amarem e assumirem a virtude da justiça é, a partir do exemplo dos pais, professores e de toda a comunidade, ajudar a criança a perceber e valorizar os benefícios que esta lhes trás. O exemplo, ainda é a melhor forma de catequizar.

Que a justiça se difunda sobre a terra. Neste dia avalie suas escolhas e atitudes,  perceba se em alguma delas faltou a justiça. Quem sabe ainda há tempo de novas escolhas, de novos caminhos. Se tudo está bem, agradeça a Deus, peça a ele que continue abençoando seu caminho sempre mais. E que a justiça se difunda sobre a terra!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba