Padroeiro

A Imaculada Conceição

Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por privilégio único de Deus e aplicação dos merecimentos de seu divino Filho.

O dogma abrange dois pontos importantes:

a) O primeiro é ter sido a Santíssima Virgem preservada da mancha original desde o princípio de sua conceição. Deus abrogou para ela a lei de propagação do pecado original na raça de Adão; ou por outra, Maria foi cumulada, ainda no começo da vida, com os dons da graça santificante.

b) No segundo, vê-se que tal privilégio não era devido por direito. Foi concedido na previsão dos merecimentos de Jesus Cristo. O que valeu a Maria este favor peculiar foram os benefícios da Redenção, na previsão dos méritos de Jesus Cristo, que já existiam nos eternos desígnios de Deus.

O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, cercado de 53 cardeais, de 43 arcebispos, de 100 bispos e mais de 50.000 romeiros vindos de todas as partes do mundo, no dia 8 de dezembro de 1854.

Passados apenas 3 anos dessa solene proclamação, em 11 de agosto de 1858, Nossa Senhora dignou-se aparecer milagrosamente quinze dias seguidos, perto da pequena cidade de Lourdes, na França, a uma pobre menina, de 13 anos de idade, chamada Bernadete.

No dia 25 de março, Bernadete suplicou que Nossa Senhora lhe revelasse seu nome. Após três pedidos seguidos, Nossa Senhora lhe respondeu: Eu sou a Imaculada Conceição“.

Ó Senhora Imaculada, Mãe da Igreja e de todos nós.
Olhai por vossos filhos
e vossas filhas
neste Brasil tão cheio de contradições:
de pobreza e riqueza sem medidas.
Velai por nossa paróquia,
cuja padroeira sois vós.
Abri os corações daqueles
que não te aceitam
como Mãe, Rainha e Estrela-Guia.
Não nos deixeis órfãos,
Senhora Soberana!
Compadeça com olhar de mãe,
pelos sem família, os sem-teto,
os que passam fome, frio, solidão, abandono…
Interceda a Deus-Pai e a Seu
Filho Jesus, por nós. Amém

Hino

Imaculada Maria de Deus/
coração pobre acolhendo Jesus./
Imaculada Maria do povo,/
Mãe dos aflitos que estão junto cruz.

1. Um coração que era ´sim´ para a vida,/
um coração que era ´sim´ para o irmão,/
um coração que era ´sim´ para Deus:/
reino de Deus renovando este chão.

2. Olhos abertos pra sede do povo,/
passo bem firme que o medo desterra./
Mãos estendidas que os tronos renegam,/
reino de Deus que renova esta terra.

3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade:/
que os nossos passos se tornem memória,/
do amor fiel que Maria gerou:/
Reino de Deus atuando na história!