Formação permanente do Clero

Nos dias 4 a 7 de Março a o Clero da Diocese de Caraguatatuba presente no Litoral Norte Paulista (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela) reuniram-se no Seminário Arquidiocesano Bom Jesus em Aparecida – São Paulo para sua Formação Permanente 2013.

Além do Pe. Inocêncio Xavier Administrador Diocesano estiveram presentes cerca de 18 padres.

O Tema escolhido foi “Paróquias Missionárias e pistas de ação” desenvolvido pelo Pe. Sávio Corinaldesi SX , secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

Na segunda-feira após o jantar, Pe. Sávio introduziu o tema com uma dinâmica em grupo, com  o objetivo de mostrar-nos a dificuldade de desinstalar-se e  ajudar o outro em um objetivo comum, na mesma missão.

Nos demais dias (terça e quarta) aprofundou-se o tema, através das exposições do assessor, seguidas de novos trabalhos em grupos, com debates e questionamentos. Nas tardes celebramos a Eucaristia, no desejo que a paróquia missionária seja aquela comunidade que a partir de seu pároco, todos se aproximassem dos mais necessitados e empobrecidos  realizando uma verdadeira e eficaz ação missionária, uma paróquia missionária.

Na quinta-feira pela manhã, houve a conclusão dos trabalhos, encerrado a formação com um almoço e a visita aos aposentos do Papa emérito Bento XVI, quando esteve hospedado no Seminário Arquidiocesano.

Agradecemos á Deus pela Vida e o ministério fecundo do Pe Sávio, seu testemunho e seu zelo incansável pelo gênese da Igreja a missionariedade. Pedimos a intercessão da verdadeira discípula e missionária que melhor ouviu e praticou a Palavra de Deus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Brasil por todos missionários  brasileiros espalhados nos campos de missão de todo o mundo.

Colaboração, um irmão sacerdote do presbitério de Caraguatatuba, do desejo de servir.

Colaboração Pe. Mauro Jose Ramos – Past Presbiteral
Pe Xavier no destaque2 63