Formação missionária e conscientização ecológica da JM

Escrito por Fúlvio Costa/POM

Nos dias 7 a 9 de outubro, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM), padre Marcelo Gualberto, esteve na diocese de Caraguatatuba (SP), na paróquia Nossa Senhora das Dores, cidade de Ubatuba, para o encontro de formação da JM. A visita foi solicitada pelo padre do Clero de Uruaçu (GO), Inocêncio Xavier que está em missão há dois anos na diocese do interior paulista.

“A missão com a Juventude missionária tem tomado cada vez mais espaço pelo Brasil. Esta visita consistiu em três momentos singulares para a animação missionária na diocese”, sublinhou padre Marcelo.  O primeiro momento na tarde da sexta-feira, 7, o secretário da JM fez uma visita ao Seminário Maior Beato José de Anchieta da diocese de Caraguatatuba, situado na cidade de Taubaté (SP). “Ali eu pude falar aos 18 seminaristas, filósofos e teólogos juntamente com o reitor padre Elimar sobre a animação missionária e a responsabilidade de todos neste mês missionário. Depois celebramos a missa com os seminaristas”, comentou padre Marcelo, sobre o momento.

O segundo momento da visita missionária aconteceu no sábado, 8, quando padre Marcelo almoçou com o bispo diocesano de Caraguatatuba, dom Antonio Carlos Altieri. “Naquela oportunidade conversarmos sobre a animação missionária na diocese. Estava ainda o padre Antonio Maria, referencial para o Conselho de Animação Missionária Diocesano. Dom Altieri demonstrou bastante entusiasmado para animação missionária em sua diocese, apesar de ter apenas 12 anos de criação”, enfatizou o secretário nacional da JM.

A terceira e última oportunidade foi no domingo, 9, onde houve uma reunião com os jovens na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ubatuba, para a implantação e formação de grupos da JM. “Sempre incentivado pelo padre Xavier, pároco e amante da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e JM alguns jovens já tinham participado do encontro em Guarulhos, agora outros jovens puderam conhecer mais sobre a JM. Participaram cerca de 25 jovens de duas paróquias: Nossa senhora das Dores e Nossa senhora das Graças”, lembrou padre Marcelo.

De acordo com o secretário, o encontro consistiu em passar os primeiros passos para implantação da JM nas comunidades. “Foi um momento muito significativo. Da mesma forma, o terço missionário rezado na orla da praia. Em sintonia com a Campanha Missionária 2011, ‘Missão na Ecologia’. A cada mistério rezado até chegar ao outro mistério, os jovens iam coletando os lixos espalhados na beira da praia. Em um curto espaço foi coletado três sacos de 100 litros de lixo em sua maioria sacolinhas plásticas, garrafas peti e latinhas de alumínio”, disse, contente com os resultados, padre Marcelo, que completou. “Assim, a JM foi conscientizada e conscientizou os outros que por lá estavam e observaram aquele gesto”, completou.