Encontro diocesano do secretariado

A Diocese de Caraguatatuba realizou nos dias 26 e 27 de setembro o 10º Encontro do Secretariado reunindo 24 secretários e secretárias que atendem nas paróquias e cúria diocesana. O encontro tem o apoio da Pascom diocesana e é mais um passo na organização profissional e pastoral através momentos de formação e capacitação.  O objetivo é sempre melhorar a qualidade no atendimento dos que buscam nossas paróquias e a renovação da espiritualidade daqueles que aceitaram esta função que propõe mais que um simples atendimento. Fizeram parte da programação Pe. Alessandro H Coelho, Vigário paroquial com o momento de espiritualidade; os professores Cesar e Andrea da Escola profissionalizante Dom Bosco; Pe. Stanislaw Ciurcot que falou sobre documentos e arquivos conforme o Direito Canônico e Pe. Xavier, ecônomo, sobre a importância da comunicação e integração das paróquias com a Cúria diocesana. Neste primeiro dia, Dom Altieri participou do café da manhã, da dinâmica de apresentação do grupo e falou sobre o importante papel desta função na organização física e pastoral do secretariado.
No domingo, a senhora Vera Cristina, responsável pela contabilidade diocesana junto com Pe. Xavier, deu início ao treinamento do Módulo Pastoral do sistema SGCP, já em andamento em algumas paróquias juntamente com o Módulo Econômico. O encerramento foi um momento de espiritualidade e valorização pessoal aplicado pelo Pe Mauro Jose Ramos.
Durante o encontro, para os que permaneceram no local – Carasol Residence Hotel – não faltou momento de integração e descontração. Segundo os participantes, o encontro terminou com sabor de “quero mais”. Para a secretária Daniela Domingues, da Paróquia Imaculada Conceição, o encontro foi bem organizado e bastante proveitoso.

Vejam algumas fotos no nosso álbum digital