Duas Décadas: Diocese de Caraguatatuba comemora 20 anos com Solenidade nesta terça-feira

A Diocese de Caraguatatuba celebra 20 anos de criação no próximo dia 1ª de Maio. Para marcar as duas décadas de história no Litoral Norte, será celebrada uma Santa Missa com Procissão já nesta terça-feira (30/4), com saída às 19h, no início da Rua Mato Grosso do Sul, esquina com a Rua da Praia (Av. Dr. Arthur da Costa Filho), no bairro do Indaiá (altura do Quiosque 30), Caraguatatuba, rumo à Catedral Divino Espírito Santo, no mesmo bairro. Em seguida, será realizada a Santa Missa, que deve reunir fiéis e autoridades de todo território diocesano.

A Procissão contará com a participação da Banda Municipal Maestro Carlos Gomes, de Caraguatatuba e a celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, concelebrada pelos Padres da Diocese. Ainda durante a Santa Missa, 18 candidatos ao Diaconato Permanente devem receber o Ministério do Acolitato, assumindo assim o serviço e o auxílio dos Sacerdotes no altar e na distribuição da Eucaristia.  Em agosto passado, os candidatos receberam o Ministério do Leitorato, adotando o auxílio na Liturgia da Palavra e no mês de agosto deste ano está prevista a Ordenação Permanente. O Diaconato é o terceiro grau do Sacramento da Ordem para servir ao Ministério da Igreja, auxiliando os Sacerdotes em atribuições específicas, como assistir casamentos e batizados, por exemplo. Os candidatos estão há quatro anos em preparação para receber a Ordem permanente.

Duas Décadas de História
Desde sua criação, em 1999, a Diocese de Caraguatatuba vem trabalhando para fortalecer a Igreja Católica na região, com a criação de novas Paróquias (de sete para 19),  duas Casas de Formação para novos Sacerdotes (uma em Ubatuba e o Seminário Maior na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba),  cinco Congregações Religiosas e as Escolas Diaconal para formação de Diáconos Permanentes e, mais recentemente, a de Teologia para Leigos, com núcleos em São Sebastião, Caraguatatuba e, a partir deste ano, em Ubatuba. A Igreja realiza ações de assistência social por meio da Cáritas Diocesana e atua em diversas esferas da sociedade por meio das Pastorais da Saúde, Criança, Pessoa Idosa e também com acolhimento e assistência ao Povo de Rua, entre outras.

Em 2019, dentro das Comemorações dos 20 anos, ainda está prevista a elevação da Paróquia Santo Antônio, no Centro de Caraguatatuba, a Santuário Diocesano, o primeiro da região, como forma de fomentar ainda mais a devoção e a fé do povo católico e também firmar o Litoral como um nicho de turismo religioso. A Santa Missa de Elevação está marcada para o dia 13 de junho. Mais informações (12) 3883.4888 ou imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br.

Foto: Renata Rodrigues/Pascom Catedral
Legenda: Catedral do Divino recebe nova iluminação