Solenidade de Corpus Christi

Tapete traz um dos vitrais da Catedral

Toda a Igreja celebrou nesta quinta-feira,7 de junho, a Solenidade de Corpus Christi – Corpo e Sangue de Jesus Cristo.   A Solenidade celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.  Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento, na última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente e se faz alimento para nos dar força para a caminhada. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Vejam fotos da preparação dos tapetes e procissão. Enviem suas fotos por e-mail.