Cruz da JMJ chega dia 18 de setembro ao Brasil

A Cruz, de madeira e com pouco mais de 3,5 metros de altura, foi dada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e, desde 1994, peregrina nos países que recebem a JMJ um ano antes do evento. Como o Brasil é um país continental, e para que seja possível que os símbolos da Jornada passem por todas as cidades do país, tanto a Cruz quanto o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil já no próximo dia 18 de setembro de 2011, em um grande evento promovido pela Arquidiocese de São Paulo.

Segundo informa o departamento de imprensa da arquidiocese, a acolhida da Cruz no país acontecerá na região do Campo de Marte, com shows, testemunhos e reflexões das 9h s 21h. Às 16h, chegam ao local, em carro do Corpo de Bombeiros, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Logo em seguida, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, preside a Missa.

Entre os nomes já confirmados para o evento estão os de padres consagrados como Juarez de Castro, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti. O evento contará, ainda, com a presença de bandas católicas que mobilizam grande número de jovens, como Rosa de Saron, Dominus e Vida Reluz. A expectativa inicial de público é de 80 mil pessoas. Este será o primeiro evento para preparar a visita que o Papa Bento XVI fará ao Brasil em 2013. Após o show no Campo de Marte, Cruz e Ícone seguem em carreata, ainda na noite do dia 18/9, para a Catedral da Sé. De lá, percorreram igrejas da cidade. http://www.botefesp.com.br/

O papa Bento XVI já anunciou o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro. Tirado do texto de São Mateus, o lema será: “Ide e fazei discípulos todos os povos.” Trata-se de um apelo evangelização. Para 2012,  “Alegrai-vos sempre no Senhor”, Carta de São Paulo aos Filipenses, será o lema das Jornadas Diocesanas.