“O futuro da humanidade passa pela família.” (Beato João Paulo II)

Irmãos e irmãs, nossa mensagem nesse dia se dirige s famílias, santuário da vida, berço das civilizações, instituição divina para a felicidade e companhia do homem. Cuidar da família é cuidar da célula mãe de uma sociedade sadia.

Conta uma estória que certa vez uma família estava passando por muitas brigas, desentendimentos. Sem ver esperança para os dias vindouros, cada qual pensava em seguir sozinho seu caminho. O pai, preocupado com a situação, resolveu, orientado por amigos, a subir a montanha e buscar os conselhos de um sábio monge que por ali morava. Lá chegando, encontrou o velhinho celebrando a Eucaristia, com piedade e devoção. Era uma missa diferente! Acabara a cerimônia e ele foi tão logo atendido pelo sábio monge das montanhas. Após lhe narrar toda a situação de seu lar o monge lhe disse que era lamentável mesmo aquilo tudo porque Jesus estava lá disfarçado em algum membro de sua família. Muito surpreso aquele homem volta pra casa e conta para toda a família o que lhe contara o monge. Começou-se uma procura tremenda por saber quem era Jesus ali… Não chegavam a um acordo. Até que um deles interveio e disse: E, se Jesus for aquele com quem eu mais discordo, com quem tenho mais dificuldade de me relacionar? Se assim o for, não conseguiria me salvar de jeito nenhum… A solução encontrada foi de começarem todos a se tratarem melhor, cuidado uns dos outros e fazendo aquilo que mais lhes agradava, afinal, o seu próximo poderia ser Jesus!

Alguns dias depois a família estava toda diante do monge agradecendo-lhe o aviso e contando-lhe que ainda não haviam descoberto quem era Jesus de fato, mas que estavam vivendo muito melhor. O velho sábio monge lhes ensinou que quando cuidamos bem uns dos outros, Jesus entra em nosso lar e  ele toma novas cores e significados. A vida fica mais bonita e as relações se tornam mais sagradas. Ao passo que vamos descobrindo a presença do Mestre em todos que convivem conosco.

Talvez sua família passe por conflitos e dificuldades sérias nestes tempos. Já parou para pensar que Jesus está ali, disfarçado em um dos membros de sua casa? Quem sabe, em todos? Como acolher Jesus que chega para nos oferecer a salvação? Neste dia, ame sua família e trabalhe por ela. Quanto mais forte o amor maior será a certeza da vitória e da unidade entre seus membros. Volta pra casa, o Pai te ama e te espera, pra te ver feliz voltar!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba